I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Os detalhes fazem a diferença


Seria o maior erro de muitos homens pensar que os detalhes não fazem diferença?



Por Rev. Ricardo Rodrigues

 
Sou o reverendo Ricardo Rodrigues de formação Metodista que auto me denomino pentecostal - reformado ( se é que isso existe?!). Estou há doze anos pastoreando em uma Comunidade não pacificada do Rio de Janeiro, o Complexo da Maré. E é de lá que trago esta crônica para nossa reflexão.
Como sou pastor de gabinete, junto com minha esposa, quero compartilhar duas situações
Fui procurado por mulher culta, bem tratada, vivendo em um lar estruturado, e até uma certa independência financeira , porém, insatisfeita com o marido porquê ele nunca lhe derá uma rosa em seu aniversário ( no tocante ao aniversário dela ela até relevava, porque não gostava de lembrar que estava ficando mais velha. Mas o aniversário das bodas ... imperdoável! . Numa rara exceção ,o marido estava presente no aconselhamento, e quando chegou a vez dele falar justificou dizendo: “ Pastor, eu não posso dar aquilo que nunca recebi. Meus pais me ensinaram a ser alguém independente e desde garoto fui ensinado a arrumar diametalmente opostas sobre a alma feminina. minha cama, a lavar a louça e depois do almoço passar minha roupa. E faço isso desde o primeiro dia do casamento.”
Ele acordava bem cedo, comprava o pão, fazia o café, os ovos mexidos com torradas, depois levava as crianças de carro para escola, após a janta lavava a louça e também passava suas próprias camisa, e com tal perícia que ela mesma não saia de casa sem que suas saias e camisas fossem passadas por ele.
No final ele disse à ela: Bom !!... escolhe. Posso ligar amanhã para as floriculturas do bairro e voce terá um caminhão de flores em nossa porta todo final de semana, mas não vou fazer mais nada dentro de casa. Pelo silêncio e o pender da cabeça dela creio que ela, até hoje, nunca recebeu uma flor se quer.
Como entender tamanho contraste na alma feminina?? ...Fico pensando com meus botões; Seria isso uma síndrome de Eva??... Por que Eva com tantas árvores e guloseimas no paraíso, ao seu dispor, podendo comer à vontade sem precisar sentir se culpada pelo efeito sanfona, casca de laranja ou até mesmo ver seu corpo inteiro virar uma jaca sem ter que dar satisfação a ninguém,( até porquê não tinha concorrencia). Mesmo assim, Eva parecia estar a procura de algo mais?... Já que ela não conhecia bolsas nem sapatos...
Para o marido da esposa infeliz por não receber flores, eu disse que havia um homem, na Bíblia, que amava muito sua esposa .Seu nome era Eucana e por mais que ele agradasse sua amada com uma mesada dobrada de tudo ela ainda assim sentia se infeliz por não ter filhos e, era, por causa disso, muito humilhada por sua rival Penina . Sendo assim, mesmo que ele verbalizasse seu amor dizendo que era, para ela, melhor que dez filhos, ainda assim, Ana não se sentia completa. Há mais mistérios na alma de uma mulher do que imagina a vã filosofia masculina.
Com isso achei que matei dois coelhos com uma só cajadada ( sou pastor e tive que uar o cajado) ... rsrrsr.
A outra situação que vou abordar agora é de uma mulher subjugada, amedrontada , mal tratada, humilhada e apesar disso, submete-se ao seu homem, sofrendo caladas e quase sempre competindo em desigualdade de condições com uma rival na rua. E jamais ousa verbalizar tal insatisfação (leia se infelicidade) ao marido.
Uma canção de Chico Buarque de Holanda, o cara que mais entende da alma feminina depois, é claro, do imbativel rei Salomão, chamada Mirem- se no Exemplo das Mulheres de Atenas, retrata bem o que passam algumas mulheres da Maré. Só prá recordar, aqui esta alguns versos desta canção. Peço licença para parafrasear.

MIREM SE NO EXEMPLO DAQUELAS MULHERES DA MARÉ
VIVEM PARA SEUS MARIDOS...SECAM POR SEUS MARIDOS
QUANDO FUSTIGADAS NÃO CHORAM ,SE AJOELHAM , PEDEM, IMPLORAM
QUANDO ELES VOLTAM PRA CASA , SEDENTOS
QUEREM ARRANCAR,VIOLENTOS...CARICIAS PLENAS, OBCENAS...
QUANDO ELES SE ENTOPEM DE VINHO
COSTUMAM BUSCAR UM CARINHO
DE OUTRAS ...MAS NO FIM DA NOITE AOS PEDAÇOS
QUASE SEMPRE VOLTAM PROS BRAÇOS, DE SUAS PEQUENAS
ELAS NÃO TEM GOSTO OU VONTADE... TEM MEDO APENAS
NÃO TEM SONHOS, SÓ PRESSÁGIOS
MIREM SE NO EXEMPLO DAS MULHERES DA MARÉ

Essas mulheres não são exemplos prá mulher nenhuma, e esta canção esta anacrônica, fora do contexto e dos valores e costumes sociais atuais. Mas sinceramente e ignorantemente não consigo entender o porquê de algumas mulheres serem tão infelizes por não receberem flores a ponto de pedir um gabinete pastoral enquanto outras são tratadas como objetos , coisas, escravas sexuais e até saco de pancada. Não me joguem pedras, o que quero dizer é o mesmo que João Batista diz ( não forçando a barra do contexto). “Contentai- vos com vosso soldo”. Ou seja “ tem gente que não tem salário”.
E para finalizar, fui fuçar no livro do cara que mais entende de mulher, o rei Salomão, o Cantico dos Canticos, Cantares de Salomão, como fazer para agradar uma mulher ,esse bicho complicado.
Lá encontrei um amante/esposo perfeito. Um cara que joga prá cima a auto estima da sua amada. Um homem que fala o que sente e que não fica só nas palavras. Os detalhes, os por menores, nada ficou de fora ou foi desprezado. Nem um centimetro quadrado do corpo da Sulamita ficou de fora de suas caricias. Perfumes, colares e outros pinduricalhos, da época, estavam presentes na relação .E por mais que eu procurasse rosas no relacionamento, não encontrei. Encontrei lírios, mas ele não diz que deu a ela. Talvez , ele não dera rosas a amada, por ser ele mesmo uma rosa, A ROSA de SAROM. Ou até mesmo por ser um jardim botanico inteiro, fechado e regado, exclusivo de sua amada. Ou por fim...talvez porque as rosas não falam...simplesmente exalam ...o perfume ...

Forte abraço. Rev. Ricardo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.