I TM 4:116

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 TM 4:16

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Os sete estágios da Heresia

Por Pat Archbold 

As heresias[1] populares não surgem do nada. Elas crescem lentamente.
Estágio 1.
A prática imoral é claramente condenada e anatematizada. A salvação eterna das almas está em perigo. Algumas pessoas ainda a praticam, mas elas são entendidas como pecadoras e, algumas vezes, são condenadas ao ostracismo social.
Estágio 2.
A prática imoral ainda é claramente condenada, mas ninguém realmente fala sobre isso. Mais pessoas a praticam, mas não é considerada ideal.
Estágio 3.
A prática imoral é formalmente condenada, mas tal condenação é raramente ensinada. Muito mais pessoas a praticam, isto é como a vida é algumas vezes.Estágio 4.
A prática imoral ainda é formalmente condenada, mas a maior parte do clero vê de outra maneira e alguns até mesmo a encorajam. A maioria a pratica, qual o grande problema?
Estágio 5.
A prática imoral ainda é formalmente condenada, mas nós devemos encontrar um modo de agir pastoralmente com todos os que se engajam em tal prática. Entende-se que a Igreja os feriu desnecessariamente com sua intolerância ultrapassada. A fim de sermos mais pastorais, encorajamos mais a prática imoral porque o nosso desenvolvimento nos ensinou que os sentimentos das pessoas são mais importantes do que suas almas.
Estágio 6.
A prática imoral ainda é imoral, mas aqueles encarregados da cura de almas e de salvaguardar a verdade dizem coisas como “o navio já zarpou” ou “não é tão importante” ou “irrelevante” ou “nós não somos obcecados com esses assuntos” ou “devemos ir ao encontro das pessoas onde elas estão” ou, no final das contas, “o sensus fidelium já falou”. Aqueles que não a praticam são considerados aberrações intolerantes, desvairadas e obcecadas que, em última analise, estão atrapalhando a expansão da Igreja.
Estágio 7.
A prática imoral ainda é imoral e a Igreja ainda a condena formalmente, mas a prática imoral em escala mundial já gerou outras piores, então nós temos mais com o que nos preocupar. Parabéns! Você tem uma heresia plenamente desabrochada!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido ofensas ou palavras de baixo calão.